topo.jpg

Diretrizes para autores

Atualizado em 19/11/14 09:35.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Os materiais para a publicação devem atender às seguintes normas:

I. Os artigos (Dossiê Temático e Artigos) devem ter entre 12 e 20 (doze e vinte) laudas.
II. As resenhas de livros, nacionais ou estrangeiros, devem ter de 4 a 6 (quatro a seis) laudas.
III. As traduções devem ter no máximo 20 (vinte) laudas, devendo ser acompanhadas de carta de autorização assinada pelo autor e declaração do tradutor certificando que a tradução é inédita no Brasil.
IV. Todo material deve ser enviado em arquivo Word acompanhado de arquivo anexo contendo: a) título da contribuição; b) nome do/s autor/es e vínculos institucionais; c) biografia acadêmica de no máximo 5 linhas; d) a seção que o material está sendo enviado (Dossiê Temático, Artigos, Resenhas, Entrevistas, Traduções e Resenhas); d) endereço eletrônico; d) telefones para contato.
V. Todas as contribuições devem se constituir em material inédito, excetuando-se textos completos publicados em Anais de eventos.
VI. É de responsabilidade do/s autor/es a correção gramatical do texto e a exatidão das referências.
VII. Em cada número da revista, será publicada apenas uma contribuição por autor, não podendo o mesmo autor publicar em números subsequentes.
VIII. O fluxograma da revista prevê uma chamada anual (em janeiro) para os dois volumes, que serão publicados nos meses de julho e dezembro.

 
NORMAS E SEÇÕES

Artigo (Dossiê Temático e Artigos de temática livre)

a) espaçamento entrelinhas de 1,5 e entre parágrafos de 0;
b) fonte Times New Roman 12;
c) título em letras maiúsculas, negrito, centralizado no alto da primeira lauda; subtítulos em itálico; subsubtítulos somente em casos de muita necessidade, em itálico.
d) duas linhas abaixo do título, nome completo do autor com nota de rodapé constando filiação institucional, departamento, Programa de pós-graduação (no caso de pós-graduando), email.
e) resumo de 5 a 10 linhas e 3 palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula; resumo em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol ou italiano) seguindo o mesmo parâmetro do resumo em língua portuguesa. No caso de artigos em língua estrangeira, o resumo em língua portuguesa deverá ser o segundo resumo.
f) as citações diretas, de até três linhas, devem estar entre aspas duplas, no corpo do texto, devidamente referenciadas pelo sistema autor-data;
g) as citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, com fonte 10, sem aspas e com espaçamento entrelinhas simples;
h) as notas explicativas devem ser numeradas automaticamente em algarismos numéricos e colocadas no final da página, como notas de rodapé;
i) margens: superior e esquerda de 3,0 cm; inferior e direita de 3,0 cm, em folha tamanho A4; recuo de parágrafo de 1,25 cm;
j) todas as citações no texto devem obedecer ao sistema autor-data. Ex. no caso de citação entre parênteses: (SILVA, 2005, p. 35); no caso de citação corrida no texto “Segundo Silva (2005, p. 35)...”.
k) as referências do texto devem obedecer às normas vigentes da ABNT, sem abreviação do nome do autor;
l) as URLs utilizadas para as referências devem ser informadas quando necessário.
m) imagens devem estar em boa resolução (até 2Mb);
n) imagens, cujo direito autoral não pertença ao autor, deverão ser acompanhadas de autorização de uso de imagem;

Resenha

No caso de resenha, o autor deverá iniciar o texto com a referência do livro, capítulo, coletânea ou obra resenhada e, duas linhas após a referência, nome completo do autor com nota de rodapé constando filiação institucional, departamento, Programa de pós- graduação (no caso de pós-graduando), email.

Entrevista

Para publicação de entrevista, o autor deverá encaminhar juntamente com o material a autorização do entrevistado de concordância da publicação.

Tradução

A publicação dos Cadernos Discursivos aceita traduções de artigos, resenhas e entrevistas, desde que sejam originais e com a apresentação da autorização do autor.